Home
Notícias

[ Notícia 11383 ]
10/05/2024
Rio das Ostras trabalha para ampliar alcance do Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo é um mecanismo direto que permite que a população proponha quais devem ser as polÃticas públicas, obras e serviços priorizados com verbas da Administração. Em Rio das Ostras, essa participação popular acontece por meio das audiências públicas - divididas por setores geográficos e realizadas no primeiro semestre – que possibilitam indicar prioridades no uso dos recursos públicos para o ano seguinte.
A Secretaria de Gestão Pública e o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP), responsáveis pelas audiências setoriais, se empenham em divulgar essas reuniões para toda a população. Para atingir esse propósito, atuam em parceria com a equipe técnica da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação, composta por publicitários, jornalistas, designers gráficos e web designers, entre outros profissionais.
Em reunião realizada nesta terça, dia 7 de maio, a assessora de Comunicação e Tecnologia da Informação, CÃntia de Castro, e equipe apresentaram todas as ações realizadas para divulgação das audiências e da votação online do Planejamento e Orçamento Participativo (POP). Estiveram presentes no encontro o secretário de Gestão Pública, Mário Baião, o presidente do CMPOP, Pedro Barbosa de Carvalho, e as conselheiras Cinara de Almeida e Lucimara Martins de Souza.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS - "
Trabalhamos para que o slogan o povo indica e o poder público atua seja colocado em prática. Mas, para isso, precisamos que a população esteja presente em nossas audiências e apresente as demandas prioritárias para as suas respectivas localidades", enfatizou o presidente do CMPOP.
Pedro de Carvalho lembrou que muitas obras públicas foram realizadas graças às indicações apresentadas pelo Orçamento Participativo. Entre essas estão a construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), a reforma do Pronto-Socorro, o calçamento de muitas ruas, entre outras ações.
Moradora do Loteamento Jardim Atlântico, a dona de casa Simone Tavares compareceu à reunião do seu setor geográfico "F" e lamentou que a participação popular ainda seja pequena. "As pessoas têm muitas reivindicações, mas muitas vezes se limitam a reclamar pelas redes sociais", constatou.
Simone gostou tanto da experiência que convidou uma amiga, a empresária Iza Rangel, moradora do Balneário Remanso, do setor "B", para participar da audiência pública em seu setor. "Temos um importante espaço para apresentar nossas reivindicações que ainda é pouco aproveitado pela população", destacou.
PARTICIPAÇÃO ONLINE – O Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP) conta com uma página no Portal da Prefeitura de Rio das Ostras na qual estão reunidas uma série de informações, entre essas o calendário as audiências públicas, as atas das reuniões setoriais e o link para votação on-line das prioridades orçamentárias para 2025.
Órgão consultivo da Administração, o CMPOP é composto por membros da sociedade civil e do Poder Público. InstituÃdo pela Lei nº 780/2003 e atualizado pelas leis 2159, 2163/2018 e 2414/2020, atua indicando que demandas prioritárias apontadas pela população sejam incluÃdas entre as prioridades do Orçamento Municipal.
As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.
Receba informações sobre Rio das Ostras.
?>