• Home
  • Hospedagem
  • Guia Comercial
  • Notícias
  • Eventos
  • Turismo e Lazer
  • Ver mais...
    • 25 anos de Portal
    • Imóveis
    • Eleições
    • Esportes
    • Social
    • Cultura
    • Governo
    • Justiça
    • Contato
}
Portal Rio das Ostras, a maior fonte de informação sobre a cidade, desde 1998.
Ano 26 | Rio das Ostras, 13/06/2025

..

Prefeitura de Rio das Ostras

Home Notícias [ Notícia 11627 ]

01/09/2024

Rio das Ostras incentiva vacinação contra a coqueluche

Além das crianças e gestantes, que recebem a vacina de rotina, profissionais de saúde devem tomar o imunizante.

Rio das Ostras inicia na terça-feira, dia 3 de setembro, a vacinação contra a coqueluche para os grupos eleitos pelo Ministério da Saúde. A imunização acontece em todas as unidades de saúde, das 8h30 às 16h30.

Além das crianças e gestantes, que já recebem a vacina de rotina, em razão do crescente número de casos neste ano no País, o Programa Nacional de Imunização (PNI) ampliou, de forma excepcional, a indicação da vacina dTpa para trabalhadores da saúde.

Devem se imunizar contra a doença os profissionais que atuam nos serviços públicos e privados, ambulatorial e hospitalar, com o atendimento em ginecologia e obstetrícia; parto e pós-parto imediato, incluindo as casas de parto; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) neonatal e convencional, UCI Canguru, berçários e pediatria; profissionais que atuam como doula; e trabalhadores que atuam em berçários e escolas infantis, com atendimento de crianças até quatro anos de idade.

DOCUMENTOS - Para receber o imunizante dTpa os profissionais de saúde devem comparecer a uma unidade de saúde com a comprovação do vínculo empregatício nestas áreas citadas acima (declaração da empresa). Também devem estar munidos do documento de identificação com foto e cartão de vacina para verificação da situação vacinal.

CRIANÇAS - O calendário vacinal de rotina das crianças contempla a aplicação de três doses com a vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses de idade) e dois reforços aos 15 meses e quatro anos de idade, com a tríplice bacteriana, que pode ser aplicada até se completar sete anos de idade.

A vacina contra a coqueluche está indicada, além do calendário vacinal de rotina das crianças, para gestantes com a vacina tríplice bacteriana acelular tipo adulto (dTpa), sendo administrada a cada gestação, a partir da vigésima semana até, preferencialmente, 20 dias antes da data provável do parto.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) também prevê a indicação da dTpa para profissionais de saúde, estagiários da área (que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal, atendendo recém-nascidos) e parteiras tradicionais, considerando o histórico vacinal de difteria e tétano.

COQUELUCHE - A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada pela bactéria Bordetella pertussis. Sua principal característica são as crises de tosse seca, atingindo também traquéia e brônquios.

TRANSMISSÃO - A transmissão da coqueluche ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. O tempo que os sintomas começam a aparecer desde o momento da infecção, é de, em média, cinco a 10 dias, podendo variar de quatro a 21 dias e, raramente, até 42 dias.

SINTOMAS – Dentre os sintomas mais comuns estão crises de tosse e guincho inspiratório, mal-estar geral, corrimento nasal (coriza), tosse seca, febre baixa e tosse, que passa de leve e seca para severa e descontrolada. A tosse pode ser tão intensa que pode comprometer a respiração e até provocar vômito ou cansaço extremo.

Os sinais e sintomas da coqueluche duram entre seis a 10 semanas, podendo durar mais tempo, conforme o quadro clínico e a situação de cada caso.

As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.


Receba informações sobre Rio das Ostras. Cadastre-se aqui!

Imóveis Portal Rio das Ostras

Lagos Assessoria Empresarial

Work Rio das Ostras - Cowork



Use o campo a seguir para pesquisar no Google sobre conteúdo do Portal Rio das Ostras

Tradução do site para:

Portugês ( Brasil ) English = Inglês Español = Espanhol Français = Francês) Deutsch = Alemão Deutsch = Alemão

Portal Rio das Ostras

Fundado em 12 de outubro de 1998, por Marcelo Teles, o Portal Rio das Ostras é o portal pioneiro de toda região da Costa do Sol e um dos primeiros do Brasil a abranger conteúdo sobre localidades.

Na época da criação do Portal Rio das Ostras sequer existia provedor de internet em Rio das Ostras e era necessário utilizar um provedor da cidade vizinha, por conexão discada. Meses depois, Marcelo Teles abriu as portas do primeiro Cyber Café de Rio das Ostras, o que possibilitou a muito visitantes e moradores a terem acesso a web. Em seguida, trouxe a conexão via satélite para o município. Meses depois, em parceria com o Provedor Terra, expandiu o acesso para as residências e empresas da cidade. Pioneirismo digital, cidade bem mais divulgada!

Obrigado por nos acessar e fazer parte de nossa história.

Contato

Não temos qualquer vínculo com eventos de terceiros e com o governo da cidade. Procure o site governamental, para tratar de assuntos relacionados a prefeitura, suas secretarias e demais órgãos afins. As informações de governo aqui divulgadas, de prefeitura e de eventos, são meros compartilhamentos de informações recebidas por e-mail ou por telefone. Não temos qualquer outra informação, além das que aqui já estão exibidas.

Para clientes do Portal , clicar aqui.

Este site não pode ser reproduzido ou copiado,
no todo ou em parte,sem a autorização expressa de
Portal Rio das Ostras www.riodasostras.com.br

Site desenvolvido por: Portal Rio das Ostras .