Portal Rio das Ostras

  • Home
  • Hospedagem
  • Guia Comercial
  • Notícias
  • Eventos
  • Turismo e Lazer
  • Ver mais...
    • Imóveis
    • Eleições
    • Esportes
    • Social
    • Cultura
    • Governo
    • Justiça e Segurança
    • Contato
Portal Rio das Ostras, o jornal com a maior fonte de informações sobre a cidade, online desde 1998.
Ano 28 | Rio das Ostras, 01/02/2026

..

Imveis Portal Rio das Ostras

Home Notícias [ Notícia 11647 ]

18/09/2024

Rio+Saneamento inicia projeto em Rio das Ostras para novo descarte de lodo gerado na Estação de Tratamento de Água

Concessionária passa a destinar lodo da ETA Rio Dourado para fabricação de tijolos

Além das operações diárias e obras de saneamento realizadas nas cidades onde atua, a Rio+Saneamento está sempre desenvolvendo projetos que visam uma infraestrutura sustentável para os sistemas de água e esgoto, otimizando atividades importantes e alinhadas com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da economia circular. Em Rio das Ostras, o lodo gerado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado passou a ser usado como matéria-prima na fabricação de cerâmica, como tijolos e telhas.

O lodo é o resíduo final gerado no processo de tratamento de água ou de esgoto e, até então, era descartado em um aterro sanitário de uma cidade próxima, conforme previsto na legislação. De acordo com o coordenador de Operações da Rio+, Lucas Rachid, a iniciativa de incorporar esse lodo como matéria-prima na produção de cerâmica vem de uma proposta já trabalhada pelo Grupo Águas do Brasil, visando uma estrutura mais sustentável de saneamento e a economia circular.

A Rio+ iniciou as operações no município de Rio das Ostras em 2022 e, até agosto deste ano, o volume de lodo gerado da Estação de Tratamento de Água foi de aproximadamente 2,6 toneladas.

"Nós estamos otimizando a estrutura e logística de processos para viabilizar melhor o transporte e a disposição do lodo gerado da ETA Rio Dourado. Esse projeto é muito importante para nosso trabalho em Rio das Ostras, pois não ocupamos o aterro sanitário, e temos uma perspectiva ambiental mais promissora com essas práticas, trazendo mais sustentabilidade na infraestrutura do saneamento", ressaltou Lucas, informando que, em breve, a concessionária também contará com um projeto de compostagem, que utiliza o lodo gerado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE do Mariléa).

Na primeira quinzena de agosto, uma equipe do setor de operações da Rio+Saneamento em Rio das Ostras visitou uma cerâmica no município de Tanguá, no Estado do Rio de Janeiro, que vai seguir com o processo de fabricação dos tijolos. O proprietário da fábrica, Rodolfo Nunes, explica o processo de produção.

"Nós iniciamos o preparo com um blend, que é uma mistura das matérias-primas que usamos para a fabricação dos tijolos e outros produtos. Nesse blend, utilizamos três tipos de argila e conseguimos incorporar de 10% a 20% do lodo que recebemos da concessionária em cada mistura. Essa é uma das taxas de volume de lodo mais altas que atingimos aqui. Daí temos o material pronto para toda a produção, com menor impacto ao meio ambiente", acrescentou.

O superintendente de Sustentabilidade da Rio+Saneamento, Nelson Carvalho, reforça que, na destinação dos resíduos, buscam soluções de valorização em um conceito de economia circular, um direcionador da Política de Sustentabilidade da Concessionária.

"Com essas práticas, oportunizamos a redução de consumo de recursos naturais em outras cadeias de valor, e contribuímos para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 12), que trata do consumo e produção responsáveis, priorizados em nossa estratégia", acrescentou.

Para o superintendente regional de Operações da Rio+, Christian Portugal, essas iniciativas são fundamentais para o fortalecimento dos sistemas de água e esgoto, tanto na visibilidade econômica como na ambiental. "Em vários lugares do país, o lodo é descartado em rios e mananciais, causando sérios problemas como poluição e assoreamento. Na Rio+, além da implantação de tecnologias, adotamos alternativas para destinar resíduos gerados nos processos de tratamento de água e esgoto para outras finalidades assim como a cerâmica, e de forma sustentável, preservando os corpos hídricos e todo ambiente, impactando positivamente a qualidade de vida das pessoas", concluiu Christian.

As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.


Receba informações sobre Rio das Ostras. Cadastre-se aqui!



imobiliária imóveis aluguel locação Compra venda

Imóveis Rio das Ostras

Destaques e exclusividades no Portal Rio das Ostras. Um grupo que desde 1998 gera resultados cada vez mais relevantes para todos na cidade. Ligue agora mesmo para nossa imobiliária. (22) 99978-9985





Venda, 550mil
Centro (Balneário Remanso), Rio das Ostras
Código:554



Venda, 750mil
Centro, Rio das Ostras
Código:428


Venda, 310mil - Centro, Rio das Ostras
Venda, 310mil
Próx. Centro, Rio das Ostras
Código:546



Venda, 380mil
Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Código:572


Venda, 895mil - Bosque da Praia, Rio das Ostras
Venda, 895mil
Bosque da Praia, Rio das Ostras
Código:488


Venda, 340mil - Camping do Bosque, Rio das Ostras
Venda, 340mil
Camping do Bosque, Rio das Ostras
Código:CA0038


Venda - 750mil - Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Venda - 750mil
Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Código:555


Venda - 875mil - Ouro Verde, Rio das Ostras
Venda - 875mil
Ouro Verde, Rio das Ostras
Código:548


Use o campo a seguir para pesquisar no Google sobre conteúdo do Portal Rio das Ostras

Tradução do site para:

Portugês ( Brasil ) English = Ingls Español = Espanhol Français = Francês) Deutsch = Alemo Deutsch = Alemo

Portal Rio das Ostras

Fundado em 12 de outubro de 1998, por Marcelo Teles, o Portal Rio das Ostras é o portal pioneiro de toda região da Costa do Sol e um dos primeiros do Brasil a abranger conteúdo sobre localidades.

Na época da criação do Portal Rio das Ostras sequer existia provedor de internet em Rio das Ostras e era necessário utilizar um provedor da cidade vizinha, por conexão discada. Meses depois, Marcelo Teles abriu as portas do primeiro Cyber Café de Rio das Ostras, o que possibilitou a muito visitantes e moradores a terem acesso a web. Em seguida, trouxe a conexão via satélite para o município. Meses depois, em parceria com o Provedor Terra, expandiu o acesso para as residências e empresas da cidade. Pioneirismo digital, cidade bem mais divulgada!

Obrigado por nos acessar e fazer parte de nossa história.

Contato

Não temos qualquer vínculo com eventos de terceiros e com o governo da cidade. Procure o site governamental, para tratar de assuntos relacionados a prefeitura, suas secretarias e demais órgãos afins. As informações de governo aqui divulgadas, de prefeitura e de eventos, são meros compartilhamentos de informações recebidas por e-mail ou por telefone. Não temos qualquer outra informação, além das que aqui já estão exibidas.

Para clientes do Portal , clicar aqui.

Este site não pode ser reproduzido ou copiado,
no todo ou em parte,sem a autorização expressa de
Portal Rio das Ostras www.riodasostras.com.br

Site desenvolvido por: Portal Rio das Ostras .