Home
Notícias

[ Notícia 11861 ]
23/12/2024
3 dicas para economizar nas luzes de Natal sem perder o brilho – e a segurança

Em pleno verão não dá para ficar suando frio pensando o quanto aquela iluminação dos sonhos vai pesar no bolso. Por isso, preparamos algumas dicas para você decorar seu lar nessa época única do ano sem dor de cabeça, ou melhor, no bolso.
O Natal está chegando e, com ele, vêm os “pisca-piscas”, as árvores, as decorações de fachada. Porém, mais luzes nas casas também quer dizer mais lâmpadas ligadas e mais tomadas ocupadas.
E se nós te contarmos, então, que é possível aproveitar toda a beleza da decoração natalina sem exagerar na conta de luz? Confira, neste artigo, como evitar gastos desnecessários de energia elétrica nas decorações de fim de ano sem perder a beleza e a magia da data.
Dica 1: prefira lâmpadas LED
Uma das maneiras mais eficazes de economizar energia durante o Natal é optar pelas lâmpadas LED. Elas são até 80% mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes, segundo a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus). Ou seja, mais eficiência quer dizer mais economia para o seu bolso. Além disso, elas proporcionam a mesma intensidade de luz sem superaquecer, minimizando os riscos de incêndio.
Dica 2: verifique a potência da decoração
Quanto maior a potência maior será o consumo de energia.
Antes de sair às compras, observe a embalagem desses produtos. Nela geralmente há indicação da potência em watts (W), que está diretamente relacionada ao consumo de energia, o que impacta na conta de luz.
Escolher enfeites com menor potência pode resultar em uma decoração igualmente encantadora, mas muito mais econômica.
Dica 3: atenção ao horário para acender as luzes de Natal
Dê preferência a deixá-las ligadas entre 18h e meia-noite. Isso ajuda a diminuir o consumo de energia e evita que as lâmpadas fiquem acesas por muito tempo. Além disso, você aproveita o melhor horário para destacar a sua decoração.
Outra dica: desligue as luzes sempre que sair de casa ou quando for dormir. Isso não só reduz o consumo de energia, mas também evita a sobrecarga, diminuindo as chances de curto-circuitos.
A segurança também é motivo de atenção
Preparamos algumas dicas simples, mas que fazem diferença no quesito segurança. São elas:
Ao decorar áreas externas, certifique-se de usar lâmpadas adequadas para o ambiente;
Não utilize adaptadores do tipo "T" para ligar várias lâmpadas na mesma tomada. Essa prática pode não só sobrecarregar o sistema elétrico como também aumentar o consumo de energia devido à dissipação de calor;
Certifique-se de que o produto possua o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante que aquele produto atende aos padrões de segurança e eficiência energética.
Neste Natal, é possível unir segurança e economia. Com estas orientações, você pode decorar sua casa e, ao mesmo tempo, manter o consumo de energia sob controle, garantindo um fim de ano tranquilo ao lado de quem ama.
As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.
Receba informações sobre Rio das Ostras.
?>