Portal Rio das Ostras

  • Home
  • Hospedagem
  • Guia Comercial
  • Notícias
  • Eventos
  • Turismo e Lazer
  • Ver mais...
    • 25 anos de Portal
    • Imóveis
    • Eleições
    • Esportes
    • Social
    • Cultura
    • Governo
    • Justiça
    • Contato
Portal Rio das Ostras, o jornal com a maior fonte de informações sobre a cidade, online desde 1998.
Ano 27 | Rio das Ostras, 07/11/2025

..

Imóveis Portal Rio das Ostras

Home Notícias [ Notícia 12210 ]

21/03/2025

Rio das Ostras chama atenção para importância da vacinação contra sarampo

Município não tem casos da doença, mas Estado informou sobre duas crianças diagnosticadas com sarampo na Baixada Fluminense neste mês1

Diante da confirmação de novos casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras chama atenção da comunidade para a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo, uma doença altamente contagiosa, que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que duas crianças foram diagnosticadas com sarampo no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Outros estados já registram casos da doença.

Fora do Brasil, diversos países apresentam surtos da doença e aumento preocupante do número de casos, incluindo países da Europa (onde foram registradas, até março, 38 mortes por sarampo - o maior número de notificações nos últimos 25 anos) e das Américas (como Estados Unidos, Canadá e México), ressaltando a necessidade de atenção global.

VACINA É PROTEÇÃO – Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, intensificar a vacinação é o melhor caminho contra surtos: "É importantíssimo manter a adesão à vacina contra o sarampo. Essa é uma responsabilidade de todos; com a imunização, estamos protegendo a nossa saúde, da nossa família e de toda a população. A vacinação é uma barreira eficaz e deve ser uma prioridade para todos nós", explica a coordenadora.

QUEM DEVE SE VACINAR - O esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde prevê duas doses: a primeira aos 12 meses de idade, com a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda, aos 15 meses, com a Tetra Viral (que inclui varicela).

Também devem se imunizar jovens e adultos até 59 anos que não tomaram a vacina ou completaram o esquema vacinal.

A recomendação é que profissionais da Saúde, Educação e Turismo estejam com a vacinação em dia.

A Secretaria de Saúde ressalta que a vacina é contraindicada para gestantes, pessoas com comprometimento imunológico - devido a doenças ou medicamentos - e indivíduos com histórico de reações alérgicas graves a doses anteriores ou a componentes da vacina. Além disso, a gravidez deve ser evitada por 30 dias após a aplicação do imunizante.

SARAMPO – O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, podendo levar a complicações graves como pneumonia, encefalite, diarreia, desidratação e até cegueira. Além disso, o vírus danifica o sistema imunológico. É uma doença de notificação compulsória imediata, que precisa ser realizada em até 24 horas.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o sarampo voltou a ser uma ameaça global, e o número recorde de casos deve servir como um sinal de alerta. "Sem imunização, não há como vencer o vírus, que não descansa", destaca a organização.

A explosão de casos no mundo reflete a baixa cobertura vacinal e, segundo a OMS, governos precisam adotar medidas urgentes para investir em profissionais de saúde, campanhas de prevenção e conscientização.

SINTOMAS – A população deve ficar atenta a sintomas como manchas vermelhas no corpo (exantema) e manchas de Koplick (lesões que surgem na boca), febre alta (acima de 38,5ºC) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar.

Caso o morador identifique sintomas suspeitos, deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e comunicar imediatamente ao profissional de saúde para que medidas de isolamento e proteção possam ser providenciadas.

Para mais informações sobre a doença, é possível entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (22) 27712134 (whatsapp)

Sobre a vacinação, a equipe da Divisão de Imunização está disponível para tirar dúvidas pelo telefone (22) 2771-5971.

As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.


Receba informações sobre Rio das Ostras. Cadastre-se aqui!



imobiliária imóveis aluguel locação Compra venda

Imóveis Rio das Ostras

Destaques e exclusividades no Portal Rio das Ostras. Um grupo que desde 1998 gera resultados cada vez mais relevantes para todos na cidade. Ligue agora mesmo para nossa imobiliária. (22) 99978-9985





Venda, 550mil
Centro (Balneário Remanso), Rio das Ostras
Código:554



Venda, 750mil
Centro, Rio das Ostras
Código:428


Venda, 310mil - Centro, Rio das Ostras
Venda, 310mil
Próx. Centro, Rio das Ostras
Código:546



Venda, 380mil
Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Código:572


Venda, 895mil - Bosque da Praia, Rio das Ostras
Venda, 895mil
Bosque da Praia, Rio das Ostras
Código:488


Venda, 340mil - Camping do Bosque, Rio das Ostras
Venda, 340mil
Camping do Bosque, Rio das Ostras
Código:CA0038


Venda - 750mil - Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Venda - 750mil
Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Código:555


Venda - 875mil - Ouro Verde, Rio das Ostras
Venda - 875mil
Ouro Verde, Rio das Ostras
Código:548


Use o campo a seguir para pesquisar no Google sobre conteúdo do Portal Rio das Ostras
PUBLICIDADE

Work Rio das Ostras - Cowork

Imóveis Portal Rio das Ostras

Lagos Assessoria Empresarial


Tradução do site para:

Portugês ( Brasil ) English = Inglês Español = Espanhol Français = Francês) Deutsch = Alemão Deutsch = Alemão

Portal Rio das Ostras

Fundado em 12 de outubro de 1998, por Marcelo Teles, o Portal Rio das Ostras é o portal pioneiro de toda região da Costa do Sol e um dos primeiros do Brasil a abranger conteúdo sobre localidades.

Na época da criação do Portal Rio das Ostras sequer existia provedor de internet em Rio das Ostras e era necessário utilizar um provedor da cidade vizinha, por conexão discada. Meses depois, Marcelo Teles abriu as portas do primeiro Cyber Café de Rio das Ostras, o que possibilitou a muito visitantes e moradores a terem acesso a web. Em seguida, trouxe a conexão via satélite para o município. Meses depois, em parceria com o Provedor Terra, expandiu o acesso para as residências e empresas da cidade. Pioneirismo digital, cidade bem mais divulgada!

Obrigado por nos acessar e fazer parte de nossa história.

Contato

Não temos qualquer vínculo com eventos de terceiros e com o governo da cidade. Procure o site governamental, para tratar de assuntos relacionados a prefeitura, suas secretarias e demais órgãos afins. As informações de governo aqui divulgadas, de prefeitura e de eventos, são meros compartilhamentos de informações recebidas por e-mail ou por telefone. Não temos qualquer outra informação, além das que aqui já estão exibidas.

Para clientes do Portal , clicar aqui.

Este site não pode ser reproduzido ou copiado,
no todo ou em parte,sem a autorização expressa de
Portal Rio das Ostras www.riodasostras.com.br

Site desenvolvido por: Portal Rio das Ostras .