Home
Notícias

[ Notícia 12254 ]
01/04/2025
Patrulha Maria da Penha de Rio das Ostras comemora seis anos de atuação
No MunicÃpio o órgão foi criado pela Lei nº 2.141/2018


Comemorando seis anos de atuação no MunicÃpio neste dia 1° de abril, a Patrulha Maria da Penha de Rio das Ostras celebra o atendimento qualificado e humanizado à mulher em situação de violência doméstica. De 2019 até agora, os agentes já realizaram em torno de 1749 atendimentos emergenciais e também 976 monitoramentos e acompanhamentos de medidas protetivas.
No MunicÃpio, a Patrulha Maria da Penha e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Ceam, localizado na Avenida Governador Roberto Silveira, em Costazul, atendem as vÃtimas com todo suporte necessário para que o ciclo da violência acabe. O Ceam conta com uma equipe especializada e multidisciplinar que disponibiliza atendimento psicossocial e acompanhamento jurÃdico.
A inspetora da Guarda Civil Municipal e responsável pela Patrulha Maria da Penha, Tamiris Miranda, explicou que, além do atendimento emergencial, os agentes realizam o acompanhamento e monitoramento de medidas protetivas de urgência (com a autorização da vÃtima) realizando ligações telefônicas, rondas ou visitas periódicas à s residências das mulheres que são assistidas pelas equipes, coibindo assim os atos de violência. "Posteriormente essas mulheres são encaminhadas pelos agentes ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher- Ceam, onde a vÃtima é acompanhada por uma equipe técnica composta por assistente social, psicóloga e assessoria jurÃdica. Esse trabalho é fundamental para as vÃtimas de violência. Além de todas essas ações também fazemos trabalhos de prevenção com palestras nas escolas, templos religiosos, repartições públicas e privadas", relatou.
Em todos os casos de violência previstos na Lei Maria da Penha, seja agressão fÃsica, moral, psicológica, patrimonial e até mesmo a violência sexual, as vÃtimas podem acionar a Patrulha de duas formas: realizando a ligação para o número 22 2771- 5000 e também mandando mensagem para o mesmo número, por meio do aplicativo Whatsapp.
24H POR DIA EM TODOS OS DIAS DA SEMANA - A Patrulha Maria da Penha, que foi criada pela Lei Municipal nº 2.141/2018, tem como objetivo a garantia do atendimento humanizado e inclusivo à mulher em situação de agressão.A finalidade é garantir a efetividade da Lei Federal 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.
Receba informações sobre Rio das Ostras.
?>