Home
Notícias

[ Notícia 12341 ]
25/04/2025
Rio das Ostras adere ao Programa Saúde na Escola
Adesão ao PSE é um passo significativo para a promoção de uma educação mais saudável e inclusiva na cidade


O MunicÃpio de Rio das Ostras aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE), conforme recomendado pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Com isso, 17 escolas, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando cerca de 6 mil estudantes, serão contemplados com ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos na Rede Pública de Educação do municÃpio.
O PSE promove uma abordagem integral da saúde nas escolas, atendendo aos aspectos fÃsicos, emocionais e sociais da vida dos estudantes, com 14 temáticas essenciais para fortalecer competências e hábitos saudáveis entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Além de adaptar suas ações à s realidades de cada território e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente, temas como racismo, misoginia e democracia também são abordados.
Segundo a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, "a adesão ao PSE é um passo significativo para a promoção de uma educação mais saudável e inclusiva na cidade".
O programa é realizado pela parceria das Secretarias de Educação e de Saúde, sendo uma estratégia para a integração e a articulação entre as polÃticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de Saúde da FamÃlia, da Educação e do grupo de trabalho intersetorial.
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - As atividades do PSE incluem a realização de palestras, oficinas, campanhas de vacinação e exames periódicos, além de orientações sobre nutrição (alimentação saudável e prevenção da obesidade), saúde mental, saúde ambiental, promoção da atividade fÃsica, prevenção da violência e promoção da cultura da paz, prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas, saúde bucal, com promoção da saúde bucal, por meio de ações educativas e distribuição de kits de higiene), entre outras.
AÇÕES EM DESTAQUE – Devido crescimento do número de casos de dengue, que subiu mais de 30% em comparação com 2023, uma das ações com mobilização nacional terá a temática "Escolas Livres da Dengue".
Por conta do aumento, que fez com que essa tenha sido a maior epidemia registrada, a Rede de Atenção à Saúde está sendo reorganizada para enfrentar essas doenças. Ações intersetoriais entre saúde e educação são essenciais para mobilizar a comunidade.
A Estratégia de Vacinação nas Escolas também é ação prioritária e acontece com o objetivo reduzir a hesitação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunoprevenÃveis em crianças e adolescentes, incentivando a adesão de estudantes e responsáveis. A vacinação deve ser uma pauta constante no ambiente escolar, com planejamento conjunto entre saúde e educação, respeitando especificidades locais.
"O programa já foi iniciado com reuniões entre equipes das duas secretarias envolvidas, sendo identificado que o monitoramento e a avaliação das ações do PSE são cruciais para garantir a eficácia do programa e identificar áreas que necessitam de melhorias. Nesse caso, relatórios periódicos e reuniões de acompanhamento permitem ajustar as estratégias e assegurar que os objetivos do programa sejam alcançados", relata Fernanda Peres, responsável da Saúde pelo PSE.
As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.
Receba informações sobre Rio das Ostras.
?>