Home
Notícias

[ Notícia 12474 ]
27/05/2025
Rio das Ostras participa de Simpósio de Guardas Civis em Tanguá
Evento debateu municipalização da Segurança Pública, fortalecimento e proteção das cidades

Guardas Civis de Rio das Ostras participaram na última sexta-feira, dia 23, do 4º Simpósio de Guardas Civis Municipais e Segurança Pública, realizado no Teatro Municipal Ana Maria Gac, em Tanguá. O evento debateu o tema central: "Municipalização da Segurança Pública: uma Realidade" e ainda o fortalecimento do papel das Guardas Civis Municipais na proteção das cidades.
A municipalização da Segurança Pública tem se tornado uma pauta cada vez mais constante no País. Discussões recentes na Câmara dos Deputados, como a PEC 57/2023, apontam para a possibilidade de transformação das Guardas Municipais em polícias municipais, atribuindo a elas um papel mais efetivo e estratégico na prevenção da criminalidade e na promoção da ordem pública.
Para o subcomandante da Guarda Civil de Rio das Ostras, Carlos Camacho, o evento foi mais uma importante contribuição para as parcerias e melhoria da Segurança no Município. "Foi uma importante oportunidade de fortalecimento institucional. Assistimos palestras de especialistas e representantes de diferentes municípios, o que nos permite construir soluções conjuntas e refletir sobre inúmeras pautas fundamentais para os munícipes", observou.
O Simpósio contou com palestras de nomes de destaque na Área, como o secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil de Tanguá, Major Fabiano Gomes da Costa, o Delegado da Polícia Federal Dr. Marcelo Daemon, o Comandante da Guarda Civil Municipal de Tanguá, Weslei Lopes, além de representantes das Guardas Civis Municipais de Macaé e Maricá, João Henrique Ribeiro, Diego Rodrigues Oliveira e Ricardo Batista, respectivamente.
ATUALIZAÇÃO – No último dia 20, agentes da Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras que atuam diretamente no trânsito do Município passaram por um curso de atualização de legislação de trânsito – incluindo as leis mais recentes, relativas a veículos autopropelidos (veículos com propulsão própria, geralmente elétricos). O objetivo foi preparar o efetivo para o trabalho de conscientização de condutores no Município, antes do fim do prazo para regularização dos veículos elétricos, conforme definido pela legislação.
As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.
Receba informações sobre Rio das Ostras.
?>