Portal Rio das Ostras

  • Home
  • Hospedagem
  • Guia Comercial
  • Notícias
  • Eventos
  • Turismo e Lazer
  • Ver mais...
    • Imóveis
    • Eleições
    • Esportes
    • Social
    • Cultura
    • Governo
    • Justiça e Segurança
    • Contato
Portal Rio das Ostras, o jornal com a maior fonte de informações sobre a cidade, online desde 1998.
Ano 28 | Rio das Ostras, 28/01/2026

..

Imveis Portal Rio das Ostras

Home Notícias [ Notícia 12968 ]

13/09/2025

Rio das Ostras utiliza "armadilhas" para monitorar presença de Aedes Aegypti

"Ovitrampas" são importantes para que Município identifique áreas de maior risco e planeje com mais eficiência ações de controle

Rio das Ostras está entre os primeiros municípios do Estado a utilizar um sistema de monitoramento da presença do mosquito Aedes Aegypti com base em armadilhas, as chamadas "ovitrampas". O método possibilita o monitoramento antecipado da presença do vetor, permitindo que a Secretaria de Saúde identifique as áreas de maior risco e planeje com mais eficiência as ações de controle.

O Município vem se planejando para o uso das ovitrampas desde abril, e nesta semana começou a instalação das armadilhas, que servem para detectar a presença do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Esse monitoramento é uma das principais ferramentas atuais de combate ao vetor.

OVITRAMPA - A armadilha é composta por um recipiente escuro com água, uma palheta de madeira para a postura dos ovos do mosquito e um atrativo específico, desenvolvido para atrair a fêmea do mosquito. É importante destacar que esse atrativo é totalmente inofensivo para pessoas e animais, sendo utilizado exclusivamente para fins de monitoramento.

ETAPAS – O método é realizado respeitando-se o ciclo bimestral e com duração de três semanas, em etapas distintas. Na primeira semana, as ovitrampas são instaladas, elegendo-se os pontos estratégicos. As armadilhas também serão colocadas em residências e, para isso, o morador será informado e deverá assinar um termo de responsabilidade, autorizando a instalação.

Na semana seguinte, o agente da Vigilância em Saúde vai retornar ao local para substituir a palheta, onde os ovos são depositados, e manter a armadilha funcionando.

Na terceira semana, a palheta final é recolhida e a ovitrampa retirada do imóvel.

O material recolhido é enviado ao laboratório para análise, a partir da verificação das palhetas, com a contagem dos ovos depositados e interpretação dos resultados.

Os dados de campo e de laboratório são incluídos em mapas estratégicos, utilizando tecnologia de geoprocessamento, que vão servir de base para políticas públicas e tomada de decisões dos gestores municipais relativas ao combate ao mosquito e controle das arboviroses.

MAIS EFICÁCIA - O método possibilita identificar a quantificação de ovos coletados semanalmente, a determinação da densidade populacional do vetor, a elaboração de mapas de risco - identificando áreas críticas ("zonas quentes") e o direcionamento das ações de campo para áreas prioritárias, aumentando a eficácia no combate ao mosquito.

"Esse processo requer organização logística e a colaboração da população é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Para isso, as pessoas precisam entender como funciona o monitoramento e sua importância para combatermos o mosquito no nosso Município", explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Nirvana Braga.

Rio das Ostras foi selecionado para implementação do monitoramento com armadilhas junto a outros 12 municípios do Rio de Janeiro, devido à sua série histórica de alta incidência de arboviroses. A partir de 2026, o Ministério da Saúde oficializará o ciclo das ovitrampas no calendário epidemiológico, consolidando essa metodologia como rotina nacional de Vigilância.

As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.


Receba informações sobre Rio das Ostras. Cadastre-se aqui!



imobiliária imóveis aluguel locação Compra venda

Imóveis Rio das Ostras

Destaques e exclusividades no Portal Rio das Ostras. Um grupo que desde 1998 gera resultados cada vez mais relevantes para todos na cidade. Ligue agora mesmo para nossa imobiliária. (22) 99978-9985





Venda, 550mil
Centro (Balneário Remanso), Rio das Ostras
Código:554



Venda, 750mil
Centro, Rio das Ostras
Código:428


Venda, 310mil - Centro, Rio das Ostras
Venda, 310mil
Próx. Centro, Rio das Ostras
Código:546



Venda, 380mil
Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Código:572


Venda, 895mil - Bosque da Praia, Rio das Ostras
Venda, 895mil
Bosque da Praia, Rio das Ostras
Código:488


Venda, 340mil - Camping do Bosque, Rio das Ostras
Venda, 340mil
Camping do Bosque, Rio das Ostras
Código:CA0038


Venda - 750mil - Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Venda - 750mil
Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Código:555


Venda - 875mil - Ouro Verde, Rio das Ostras
Venda - 875mil
Ouro Verde, Rio das Ostras
Código:548


Use o campo a seguir para pesquisar no Google sobre conteúdo do Portal Rio das Ostras

Tradução do site para:

Portugês ( Brasil ) English = Ingls Español = Espanhol Français = Francês) Deutsch = Alemo Deutsch = Alemo

Portal Rio das Ostras

Fundado em 12 de outubro de 1998, por Marcelo Teles, o Portal Rio das Ostras é o portal pioneiro de toda região da Costa do Sol e um dos primeiros do Brasil a abranger conteúdo sobre localidades.

Na época da criação do Portal Rio das Ostras sequer existia provedor de internet em Rio das Ostras e era necessário utilizar um provedor da cidade vizinha, por conexão discada. Meses depois, Marcelo Teles abriu as portas do primeiro Cyber Café de Rio das Ostras, o que possibilitou a muito visitantes e moradores a terem acesso a web. Em seguida, trouxe a conexão via satélite para o município. Meses depois, em parceria com o Provedor Terra, expandiu o acesso para as residências e empresas da cidade. Pioneirismo digital, cidade bem mais divulgada!

Obrigado por nos acessar e fazer parte de nossa história.

Contato

Não temos qualquer vínculo com eventos de terceiros e com o governo da cidade. Procure o site governamental, para tratar de assuntos relacionados a prefeitura, suas secretarias e demais órgãos afins. As informações de governo aqui divulgadas, de prefeitura e de eventos, são meros compartilhamentos de informações recebidas por e-mail ou por telefone. Não temos qualquer outra informação, além das que aqui já estão exibidas.

Para clientes do Portal , clicar aqui.

Este site não pode ser reproduzido ou copiado,
no todo ou em parte,sem a autorização expressa de
Portal Rio das Ostras www.riodasostras.com.br

Site desenvolvido por: Portal Rio das Ostras .