Home
Notícias

[ Notícia 13145 ]
27/10/2025
Mostras em Conservatória e Rio das Ostras unem arte, emoção e hospitalidade

O Grupo Vilarejo, mantendo sua tradição de inovar e encantar, realiza entre os dias 20 de outubro e 12 de dezembro de 2025 a Vernissage Vilarejo – A arte que conta história. O projeto transforma os dois hotéis da rede em espaços de convivência artística e sensorial, propondo um diálogo entre estilos, técnicas e sensibilidades distintas.
As mostras acontecem em paralelo no Hotel Vilarejo Praia, em Rio das Ostras (RJ), e no Hotel Fazenda Vilarejo, em Conservatória (RJ), reafirmando a vocação cultural dos Hotéis Vilarejo, onde arte e acolhimento caminham lado a lado. Mais do que ornamentar ambientes, as exposições convidam o público a uma pausa: um respiro estético capaz de despertar memórias, inspirar e provocar emoções.
Para João Mello, diretor dos Hotéis Vilarejo, a presença da arte reforça o propósito da marca: “Trazer arte para nossos hotéis aproxima nossos hóspedes da descompressão que buscam ao escolher um Hotel Vilarejo. Ela desperta emoção, inspira e revela a alma do lugar. Onde há arte, a hospedagem se torna cultura viva”, ressalta.
A arte que inspira e emociona
No Hotel Vilarejo Praia, em Rio das Ostras, o destaque é a mostra dedicada ao pintor Paulo Bittencourt (1950–2023), artista friburguense autodidata que eternizou paisagens e cenas do cotidiano brasileiro com lirismo e luz singular. Suas obras em óleo sobre madeira revelam um olhar sensível e poético, capaz de traduzir o Brasil profundo em cores e gestos. Premiado em salões nacionais e com obras no acervo da Marinha do Brasil, Bittencourt também mantém uma ligação afetiva com Conservatória, distrito onde realizou sua primeira exposição individual — elo simbólico com o Grupo Vilarejo.
Emocionada com a homenagem, a filha do artista, Aline Bittencourt, agradece pela exposição. “Rever as telas do nosso pai, tão vivas nesta exposição, é materializar uma forma de presença que atravessa o tempo, pois sua essência continua aqui, em cada detalhe. É uma grande alegria saber que mais pessoas se encantarão com a expressão artística de alguém que amamos e que tanto nos ensinou sobre a vida. O que torna sua trajetória tão singular é o fato de ele ter colocado colorido, história e verdade em tudo o que fazia — e isso nunca morre, apenas se transforma. A arte do nosso pai é um elo que nos une, um legado que desejamos ver seguir conectando pessoas, inspirando e emocionando cada olhar”.
Em Conservatória, as esculturas de Mário Luiz Silva ocupam a Cafeteria do Hotel Fazenda Vilarejo. Criador da técnica “A Bela Arte em Papel”, o artista utiliza papel kraft, arame e cola para reinterpretar a arte sacra barroca com delicadeza e contemporaneidade. Reconhecido internacionalmente, Mário já expôs em Londres, Milão, Paris, São Paulo e Rio de Janeiro — incluindo o Museu Nacional de Belas Artes e a Casa Cor Rio. “Fiz Faculdade Celeste. Minha inspiração é divina”, define o artista.
Com o tema “A arte que conta história”, a Vernissage Vilarejo propõe uma jornada estética e emocional que transforma o ato de hospedar-se em experiência cultural — um convite para sentir, contemplar e se conectar.
SERVIÇO
Vernissage Vilarejo – A arte que conta história
🗓️ De 20 de outubro a 12 de dezembro de 2025
📍 Hotel Vilarejo Praia – Rio das Ostras (RJ) | American Bar
📍 Hotel Fazenda Vilarejo – Conservatória (RJ) | Cafeteria
🎨 Exposição de Paulo Bittencourt e Mário Luiz Silva.
As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.
Receba informações sobre Rio das Ostras.
?>