Portal Rio das Ostras

  • Home
  • Hospedagem
  • Guia Comercial
  • Notícias
  • Eventos
  • Turismo e Lazer
  • Ver mais...
    • Imóveis
    • Eleições
    • Esportes
    • Social
    • Cultura
    • Governo
    • Justiça e Segurança
    • Contato
Portal Rio das Ostras, o jornal com a maior fonte de informações sobre a cidade, online desde 1998.
Ano 28 | Rio das Ostras, 28/01/2026

..

Imveis Portal Rio das Ostras

Home Notícias [ Notícia 13160 ]

30/10/2025

Cresce número de brasileiros com o nome negativado: advogado explica até quando a dívida pode ser cobrada

Especialista esclarece os prazos de prescrição das dívidas, direitos do consumidor e riscos de negociações abusivas

O Brasil ultrapassou a marca de 72 milhões de pessoas com o nome negativado, segundo dados recentes do Mapa da Inadimplência da Serasa. O aumento expressivo do endividamento reacende uma dúvida comum: afinal, por quanto tempo o nome pode permanecer sujo e o que acontece depois desse prazo?

Entre os dias 3 e 7 de novembro, as pessoas que estiverem nesta situação, terão a chance de limpar o seu nome durante a Semana Nacional de Conciliação, iniciativa que conta com a participação de todos os tribunais de justiça do país. A campanha é um esforço concentrado para promover acordos e soluções consensuais de conflitos.

De acordo com o advogado Dr. Júlio Ballerini, especialista em Direito Civil e do Trabalho, o nome do consumidor pode permanecer negativado por até cinco anos a partir da data de vencimento da dívida, e não da inscrição nos órgãos de proteção ao crédito. “Após esse período, a restrição deve ser retirada automaticamente. No entanto, a dívida continua existindo até prescrever, o que pode levar até dez anos, dependendo do tipo de obrigação. Mas esse histórico cria uma marca para a pessoa”, alerta.


Mesmo depois de ter o nome retirado do cadastro, o histórico de inadimplência pode seguir impactando o score bancário e dificultar o acesso a crédito e financiamentos. Em determinadas funções que lidam diretamente com dinheiro, como as do setor bancário e de licitação pública, a negativação também pode interferir na contratação.

Outro ponto importante, segundo o especialista, é que o consumidor deve ser avisado com dez dias de antecedência antes de ter o nome incluído no SPC ou Serasa. “Sem essa notificação, a inscrição é indevida. Isso dá ao consumidor o direito de contestar a cobrança e até pedir indenização por danos morais”, destaca o advogado.

No momento de negociar uma dívida, o Dr. Júlio recomenda cautela. “O consumidor não deve negociar diretamente com empresas de cobrança por telefone. É fundamental buscar orientação no Procon, na Defensoria Pública ou com um advogado especializado, especialmente para evitar juros abusivos e acordos que fogem da sua realidade financeira.” Ele reforça que multas por atraso em contratos de consumo não podem ultrapassar 2% do valor da dívida e que, em caso de pagamento antecipado, o consumidor tem direito a desconto proporcional dos juros futuros.

A negativação é considerada abusiva quando o nome é inscrito duas vezes pela mesma dívida, quando o débito já foi quitado ou quando há erro na cobrança. “Infelizmente, é comum vermos consumidores sendo inseridos nos cadastros mesmo após decisões judiciais favoráveis. Nesses casos, cabe ação judicial e pedido de reparação”, destaca o advogado.

Segundo ele, é preciso agir com planejamento e consciência financeira. “A dívida pode prescrever, mas o impacto dela permanece. O consumidor deve se informar, negociar dentro das suas condições e evitar práticas de crédito que possam agravar ainda mais a situação. Lembrando que em casos de negativação indevida, é possível pedir indenização na Justiça”, finaliza.

As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.


Receba informações sobre Rio das Ostras. Cadastre-se aqui!



imobiliária imóveis aluguel locação Compra venda

Imóveis Rio das Ostras

Destaques e exclusividades no Portal Rio das Ostras. Um grupo que desde 1998 gera resultados cada vez mais relevantes para todos na cidade. Ligue agora mesmo para nossa imobiliária. (22) 99978-9985





Venda, 550mil
Centro (Balneário Remanso), Rio das Ostras
Código:554



Venda, 750mil
Centro, Rio das Ostras
Código:428


Venda, 310mil - Centro, Rio das Ostras
Venda, 310mil
Próx. Centro, Rio das Ostras
Código:546



Venda, 380mil
Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Código:572


Venda, 895mil - Bosque da Praia, Rio das Ostras
Venda, 895mil
Bosque da Praia, Rio das Ostras
Código:488


Venda, 340mil - Camping do Bosque, Rio das Ostras
Venda, 340mil
Camping do Bosque, Rio das Ostras
Código:CA0038


Venda - 750mil - Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Venda - 750mil
Jardim Mariléa, Rio das Ostras
Código:555


Venda - 875mil - Ouro Verde, Rio das Ostras
Venda - 875mil
Ouro Verde, Rio das Ostras
Código:548


Use o campo a seguir para pesquisar no Google sobre conteúdo do Portal Rio das Ostras

Tradução do site para:

Portugês ( Brasil ) English = Ingls Español = Espanhol Français = Francês) Deutsch = Alemo Deutsch = Alemo

Portal Rio das Ostras

Fundado em 12 de outubro de 1998, por Marcelo Teles, o Portal Rio das Ostras é o portal pioneiro de toda região da Costa do Sol e um dos primeiros do Brasil a abranger conteúdo sobre localidades.

Na época da criação do Portal Rio das Ostras sequer existia provedor de internet em Rio das Ostras e era necessário utilizar um provedor da cidade vizinha, por conexão discada. Meses depois, Marcelo Teles abriu as portas do primeiro Cyber Café de Rio das Ostras, o que possibilitou a muito visitantes e moradores a terem acesso a web. Em seguida, trouxe a conexão via satélite para o município. Meses depois, em parceria com o Provedor Terra, expandiu o acesso para as residências e empresas da cidade. Pioneirismo digital, cidade bem mais divulgada!

Obrigado por nos acessar e fazer parte de nossa história.

Contato

Não temos qualquer vínculo com eventos de terceiros e com o governo da cidade. Procure o site governamental, para tratar de assuntos relacionados a prefeitura, suas secretarias e demais órgãos afins. As informações de governo aqui divulgadas, de prefeitura e de eventos, são meros compartilhamentos de informações recebidas por e-mail ou por telefone. Não temos qualquer outra informação, além das que aqui já estão exibidas.

Para clientes do Portal , clicar aqui.

Este site não pode ser reproduzido ou copiado,
no todo ou em parte,sem a autorização expressa de
Portal Rio das Ostras www.riodasostras.com.br

Site desenvolvido por: Portal Rio das Ostras .