Página Inicial
  • Home
  • Guia Comercial
  • Notícias
  • Eventos
  • Turismo e Lazer
  • Hospedagem
  • Ver mais...
    • Imóveis
    • Eleições
    • Esportes
    • Social
    • Cultura
    • Governo
    • Justiça
    • Contato
}

Imóveis em Rio das Ostras, locação, aluguel, venda

PUBLICIDADE

Hentzy Acabamentos

Home Notícias [ Notícia 7753 ]

11/01/2021

Pais devem estimular e não pressionar filhos superdotados, diz especialista

Um dos principais estudiosos sobre inteligência e alto QI do Brasil, Fabiano de Abreu, tem família em Macaé e esclarece sobre o assunto

O quadro de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é um tema pouco conhecido e discutido no Brasil. De acordo com o neurocientista Fabiano de Abreu, conhecido na região, sobrinho do empresário Amilton Rodrigues de Macaé e especialista no assunto, o Brasil está muito longe de identificar os superdotados e desenvolver suas habilidades. O processo de identificação das altas habilidades abrange, além da inteligência formal, áreas como criatividade, liderança, motivação, artes e desenvolvimento psicomotor.
“Claro que o grande desafio nacional dos últimos anos foi universalizar a educação. Mas os alunos com altas habilidades não podem ser negligenciados. Falta no País uma política adequada para identificar, valorizar e estimular esses talentos ”, pondera Fabiano de Abreu.
O neurocientista passou na pele as dificuldades de ter altas habilidades no sistema educacional brasileiro. Só foi avaliado com superdotação na adolescência, e era incompreendido pelos professores. “O sistema educacional deveria estar preparado para identificar as habilidades de cada aluno e facilitar o seu desenvolvimento pleno. Não me refiro apenas a QI mas, identificar aquilo em que cada um é bom e pode se desenvolver, sejam nas artes, computação, esportes, humanidades, etc”.
Fabiano faz parte da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do planeta com sede na Inglaterra e tem 99 de percentil e 145 pontos, segundo os testes WAIS III, WISC IV e RAPM. Se especializou no tema e hoje é um dos principais cientistas para assuntos de inteligência e alto QI com artigos científicos publicados.
Mas se o sistema educacional brasileiro ainda pedala na atenção às pessoas com altas habilidades, no exterior existe uma sólida proposta de atendimento educacional especializado.

Identificar e estimular os superdotados:
Recentemente, a catarinense Bruna Büchele, descobriu que a filha Laura, de apenas 9 anos, é considerada uma criança superdotada com 135 pontos e 99 de percentil. A capacidade da pequena foi notada na escola, nos Estados Unidos, onde a família mora atualmente. A menina realizou o teste e entrou para a Mensa.
“No Brasil, muitas vezes os professores não tiveram formação para identificar e saber lidar com crianças superdotadas. A questão não é apenas o governo, mas também como as escolas se apropriam destes casos. Muitas instituições no Brasil se preocupam mais com a mensalidade do que com o aluno em si. Não analisam que um aluno prodígio pode elevar o nome da universidade e divulgá-la internacionalmente”, avalia Abreu.

Na universidade aos nove anos:
No exterior é possível que o superdotado pule etapas na aprendizagem. Um caso que chamou a atenção da imprensa foi o do menino Laurent Simons, que entrou aos nove anos na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda. Laurent teve o resultado de 145 pontos no teste de QI tradicional WAIS III e foi chamado pela mídia de ‘Novo Eistein’.
“A Holanda busca pessoas superdotadas e investe nelas. Eu assessoro uma terapeuta especialista em crianças superdotadas na Holanda, Evelyn Stam, e conversamos muito sobre a maneira com que o governo desse país lida com essas crianças. É totalmente diferente”, afirma o neurocientista.
Para ele, pular etapas na aprendizagem é muito comum na vida de superdotados, mas é preciso ter cuidados com excessos. “ Uma criança tão nova, ao entrar em uma universidade, pode perder um período importante da infância. Fora a pressão de ter que ser bom como os demais, causando frustrações caso não consiga”, avalia.

Pressão pode levar a depressão ou agressividade:
De acordo com Fabiano de Abreu, os pais devem sempre estimular os filhos superdotados naquilo que eles têm interesse e preferencialmente de forma lúdica, sem nunca pressionar a criança.
“ A literatura aponta que a falta de apoio adequado às crianças e jovens superdotados pode levar a processos de depressão e até agressividade”, finaliza.

Sobre Fabiano de Abreu:
Doutor em Ciências da Saúde na área de psicologia e neurociência pela EBWU com especialização na propriedade elétrica dos neurônios em Harvard, ambos nos Estados Unidos. doutor em psicologia pela universidade ULSHP de Paris e mestre em psicanálise pelo Instituto Gaio membro da Unesco. Como neurocientista e psicanalista, criou a terapia da Psicoconstrução aprovada pelo Instituto Gaio usada por alguns psicólogos. É membro da SBNeC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e membro da FENS - Federation of European Neuroscience Societies.

As Notícias da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras.

Use o campo a seguir para pesquisar no Google sobre conteúdo do Portal Rio das Ostras

Receba informações sobre Rio das Ostras. Cadastre-se aqui!
Portugês ( Brasil ) English = Inglês Español = Espanhol Français = Francês) Deutsch = Alemão Deutsch = Alemão

Portal Rio das Ostras

Fundado em 12 de outubro de 1998, por Marcelo Teles, o Portal Rio das Ostras é o portal pioneiro de toda região da Costa do Sol e um dos primeiros do Brasil a abranger conteúdo sobre localidades.

Na época da criação do Portal Rio das Ostras sequer existia provedor de internet em Rio das Ostras e era necessário utilizar um provedor da cidade vizinha, por conexão discada. Meses depois, Marcelo Teles abriu as portas do primeiro Cyber Café de Rio das Ostras, o que possibilitou a muito visitantes e moradores a terem acesso a web. Em seguida, trouxe a conexão via satélite para o município. Meses depois, em parceria com o Provedor Terra, expandiu o acesso para as residências e empresas da cidade. Pioneirismo digital, cidade bem mais divulgada!

Obrigado por nos acessar e fazer parte de nossa história.

Contato

Não temos qualquer vínculo com eventos de terceiros e com o governo da cidade. Procure o site governamental, para tratar de assuntos relacionados a prefeitura, suas secretarias e demais órgãos afins. As informações de governo aqui divulgadas, de prefeitura e de eventos, são meros compartilhamentos de informações recebidas por e-mail ou por telefone. Não temos qualquer outra informação, além das que aqui já estão exibidas.

Para clientes do Portal , clicar aqui.

Este site não pode ser reproduzido ou copiado,
no todo ou em parte,sem a autorização expressa de
Portal Rio das Ostras www.riodasostras.com.br

Site desenvolvido por: Portal Rio das Ostras .